Sobre a Revista

A Revista Baquara em língua Bororo “sabedor de coisas, esperto”.  O título da revista evoca a beleza do saber, da esperteza. O sentido expressa a proposta da revista: a rede do saber e a multiplicidade das redes interpretativas.   

 

Notícias

Chamada para Submissão dos Trabalhos para o Dossiê Temático em Política de Educação Inclusiva e Temas Livres de Educação.

2021-02-08
Chamada para SUBMISSÃO da 3ª Edição da Revista Baquara como periódico online para divulgação de experiências pedagógicas originais nas áreas de Políticas Públicas, Formação de Professores, Ensino e outros na área de Educação, com periodicidade semestral, de acesso aberto e gratuito. Saiba mais sobre Chamada para Submissão dos Trabalhos para o Dossiê Temático em Política de Educação Inclusiva e Temas Livres de Educação.

Edição Atual

v. 1 n. 2 (2020): REVISTA BAQUARA - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
					Visualizar v. 1 n. 2 (2020): REVISTA BAQUARA - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
A Revista Baquara surgiu com o propósito de difundir estudos e pesquisas na área de Educação e suas diferentes vertentes. Nesta segunda edição, as discussões permeiam diferentes olhares sobre a educação e áreas afins. Os artigos selecionados para composição deste dossiê provém de professores (as) que atuam na rede pública de ensino, cujo objetivo consiste em subsidiar e fomentar as discussões no âmbito educacional.Cabia em nossa última chamada a intenção de debater e refletir sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), naquele momento a sociedade e a comunidade acadêmica estava sendo convidada a manifestar sobre a Base e seus pressupostos legais e pedagógicos. Para esta edição, convidamos a Profª Drª Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, referência nesta discussão para ampliar a discussão.Abrimos o dossiê com o artigo Alfabetização e letramento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um convite ao debate”, de Mayara Santos Barbosa e Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, ambas da Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O estudo traça uma breve reflexão sobre o tratamento dado à alfabetização escolar no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).A Seção Artigos Diversos abrange artigos com um grande espectro de reflexões: alfabetização, brincadeiras na Educação Infantil, Música no aprendizado na Educação Infantil, Pandemia e ensino virtual, Educação Inclusiva, Ensino de Libras, entre outras temáticas. A nossa intenção consiste em socializar diferentes concepções da educação, a partir de vários contextos, regulações e enfoques tendo como propósito à disseminação da pesquisa e as reflexões educacionais visando contribuir para a formação continuada.Convidamos todos para um leitura produtiva desta segunda edição. Nosso desejo é que este dossiê provoque novos olhares para as temáticas aqui abordadas e que outros estudiosos encontre na Revista Baquara espaço para a divulgação de suas pesquisas e trabalhos.
Publicado: 2020-12-14

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições

Ed 1 - Revista Baquara