A ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A INFÂNCIA

Autores

  • ELIETE GONÇALINA Escola Municipal de Cuiabá

Resumo

Este artigo traz em foco uma discussão teórica baseada em um estudo de pesquisa com debates reflexivos voltados para uma política educacional que valoriza a efetivação de relações de respeito mútuo entre todos os membros de uma comunidade escolar, independente da cultura, religião ou grupo étnico-racial, a qual pertencem. Dessa forma, o presente texto discorre sobre dois pontos: a escolarização da criança, considerando a alfabetização e o processo de ensino e aprendizagem e o estudo sobre a infância em um contexto debatido por teóricos, contemplando o desenvolvimento físico e intelectual da criança pautados no grupo social na qual está inserida. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa que, de acordo com Ribeiro (2015), seu objetivo central é a compreensão da realidade vivida pelos envolvidos e seu intuito é o de compreender a complexidade de uma realidade particular investigada, seus significados e sua relação com o contexto social mais amplo. O estudo evidenciou que, de um modo geral, a criança ainda se encontra submersa nas determinações culturais, sociais e econômicas que já estão pré-estabelecidas nas escolas, as quais são vistas como naturais, por grande parte da comunidade escolar.

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Publicado

2020-12-14 — Atualizado em 2020-12-14

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