A ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A INFÂNCIA
Resumo
Este artigo traz em foco uma discussão teórica baseada em um estudo de pesquisa com debates reflexivos voltados para uma política educacional que valoriza a efetivação de relações de respeito mútuo entre todos os membros de uma comunidade escolar, independente da cultura, religião ou grupo étnico-racial, a qual pertencem. Dessa forma, o presente texto discorre sobre dois pontos: a escolarização da criança, considerando a alfabetização e o processo de ensino e aprendizagem e o estudo sobre a infância em um contexto debatido por teóricos, contemplando o desenvolvimento físico e intelectual da criança pautados no grupo social na qual está inserida. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa que, de acordo com Ribeiro (2015), seu objetivo central é a compreensão da realidade vivida pelos envolvidos e seu intuito é o de compreender a complexidade de uma realidade particular investigada, seus significados e sua relação com o contexto social mais amplo. O estudo evidenciou que, de um modo geral, a criança ainda se encontra submersa nas determinações culturais, sociais e econômicas que já estão pré-estabelecidas nas escolas, as quais são vistas como naturais, por grande parte da comunidade escolar.
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