A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA NA BUSCA DO CONHECIMENTO ESCOLAR

TECNOLOGIA

Autores

  • JOLIANY ELOIZA ARRUDA MACHADO Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá

Palavras-chave:

Tecnologia, Mídias Digitais, Conhecimento

Resumo

As mídias Digitais, atuam como ferramentas na busca do conhecimento, auxiliando no processo educacional e inclusão dos alunos.  Cabe ao professor, atuar de forma que esta ferramenta venha auxiliar, enriquecendo a busca pelo conhecimento no processo de escolarização dos alunos, para que este possa explorar de diferentes formas as tecnologias disponíveis. 

Referências

ANDRADE, A. P. R. Uso das tecnologias na educação: computador e internet. (monografia) Universidade Estadual de Goiás. Brasília, 2011.

CHAVES, E. O. C. (1987). Informática na educação: Uma reavaliação. São Paulo, Cadernos CEVEC n.3 p.31.

ITURRA, R. Tu ensinas-me fantasia, eu procuro realidade. Educação, Sociedade & Culturas. Nº 4, 1995.

KENSKI, V.M. Educação e Tecnologias o Novo Ritmo Da Informação. Editora Papirus. Campinas, SP, 8º edição, 2011.

KLEINA, C. (2012). Tecnologia assistiva em educação especial e educação inclusiva. [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2012.

LIMA JUNIOR, A. S. A escola no contexto das tecnologias de comunicação e informação: do dialético ao virtual. Salvador: EDUNEB, 2007.

MARQUES, M. O. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003

MAYER, R. E. The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. 3. ed. Santa Bárbara: Universty of Califórnia, 2005.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2001.

PATROCÍNIO, T. A Educação e a Cidadania na Era das Redes Infocomunicacionais. Revista FACED, Salvador, n.15, jan./jul. 2009.

PINTO, M; SARMENTO, M. J. (Coords). As crianças: contextos e identidades.

Braga: Universidade do Minho, 1997.

RIBEIRO, L. O. M. et al. Modificações em jogos digitais e seu uso potencial como tecnologia educacional para o ensino de engenharia. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva históricoontológica.

Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 422-433 set./dez. 2010.

TOFFLER, A. Criando uma nova civilização: A política da terceira onda. Rio de Janeiro: Record, 1995.

VALENTE, J. A. (org.); BARANAUSKAS, M. C. C; DA ROCHA, H. V;

MARTINS, M. C; D’ABREU, J. V. V. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas – SP: UNICAMP/NIED, 1999

Downloads

Publicado

2020-12-14