UM RETROSPECTO HISTÓRICO DO USO DA LIBRAS COMO VERTENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • WALACI MAIK CASTRO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CUIABÁ
  • ALESSANDRA FERREIRA FERNANDES
  • ANA CLÁUDIA ROCHA VIEIRA
  • EDNA MARIA FERNANDES

Palavras-chave:

Libras, Atendimento Educacional Especializado, Oralismo, Retrospecto histórico

Resumo

O presente artigo analisa, sob uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, a importância dirigida aos deficientes auditivos no contexto de Educação Inclusiva, bem como no seu retrospecto histórico e politico à contribuição com o desenvolvimento de uma proposta bilíngue que permite que crianças surdas aprendam duas línguas: português, falado e escrito e Libras, acrônimo relacionado ao significado da linguagem gestual brasileira. Com o abarcamento da referida prerrogativa, a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva nas escolas deve ocorrer do ensino inicial ao ensino superior, através do Atendimento Educacional Especializado.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares – estratégias de Alunos com Necessidades Especiais. Brasília: MEC/SEF/SEEPSP, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria da Educação Especial – MEC/SEESP, 2001.

DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo, Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez. Brasília, MEC/SEESP, 2007.

FAVALLI, Paulo. Meus primeiros sinais. São Paulo, Editora Panda, 2000.

GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. 7a ed. São Paulo: Plexus Editora. 2002.

LIMA, Daisy Maria Collet de Araújo. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. 4a ed. Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, Brasília, MEC, 2006.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér, Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

MEC/SEESP. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial no 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria no 948, de 09 de outubro de 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-14