ARTES VISUAIS E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • LUZIA FRANCISCA DE MELO CRECHE ESPAÇO LIVRE
  • TAISA TANI DA SILVA

Palavras-chave:

Desenvolvimento integral. Artes Visuais. Interação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a relevante contribuição do ensino de artes visuais para o desenvolvimento integral das crianças. O trabalho foi construído por meio de pesquisa bibliográfica, com consulta e analise de vários artigos, obras e documentos oficiais que abordam sobre a temática e suas características, bem como os conceitos básicos para o seu entendimento. Chegando a conclusão que o ensino de artes visuais possibilita desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança por meio das diversas linguagens artísticas presentes nas artes visuais.        

Referências

BATALHA, Luciana Silva. Educação e artes/Luciana Silva Batalha, Tatiana dos Santos, Tatiana Mota Santos Jardim. 2ª edição. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. 224 p.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa (Org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alli, 2009.

D’AQUINO, Flavio. Artes Plásticas I: Biblioteca Educação é Cultura. Rio de Janeiro: Bloch: FENAME, 1980.

EISNER, Elliot. Ocho importantes condiciones para la enseñanza y el aprendizaje en las artes visuales. Arte, Individuo y Sociedad, anejo I, p. 47-55, 2002.

FERREIRA, Ana Patrícia, 1990 - A Importância do Ensino de Artes Visuais na

Educação Infantil: Especialização em Ensino de Artes Visuais / Ana Patrícia Ferreira. – 2015. 39 f.

FORQUIN, Jean-Claude. A Educação Artística- para quê? In: PORCHER, Louis

(Org.). Educação Artística: luxo ou necessidade? São Paulo: SUMMUS, 1982.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: A língua do mundo: Poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: Editora FTD, 1998.

MAURICIO, Lúcia Veloso. Políticas públicas, tempo, escola. In: COELHO, L.M. C. C. (Org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alli, 2009a. p. 53-68.

TAVARES, Isis Moura; SCHLICHTA, Consuelo Alcioni Borba Duarte. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE, 2013.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª edição. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.

XAVIER, Nilton. Elementos da Linguagem Visual. Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte. 2017.

Legislações (Leis e Decretos, resoluções) Leis e decretos

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,

MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:

mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02 jul.2020.

_______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.

Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/Constituicoes_ Brasileiras/constituicao1988.html >. Acesso em: 10 jul. 2020.

_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2009.

_______. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do artigo 26 da Lei no 9.394/96, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, 2016.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/ Lei/L13278.htm>. Acesso em: 20 jul. 2020.

_______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/

lein9394.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2020.

_______. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.

_______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. /Ministério

da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Vol.3.Brasília: MECSEF, 1998.

Downloads

Publicado

2020-12-14