A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO APRENDIZADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • ARANEY OLIVEIRA DOMINGUES CRECHE ELZIRA CAVALCANTE

Palavras-chave:

Educação Infantil. Musicalização. Aprendizagem.

Resumo

O processo de ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil representa um dos grandes pilares para o desenvolvimento integral. O uso da musicalização é recurso que pode ser utilizado pelo professor para trabalhar este desenvolvimento. O objetivo do trabalho é evidenciar que a musicalização interfere positivamente na aprendizagem. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, com análise de várias obras, artigos, documentos legais da educação e sites que abordam sobre o tema. Concluindo que a música auxilia, de forma efetiva, no processo ensino aprendizagem da Educação Infantil, sendo importante para o desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo das crianças.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

_______. Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

_______. Diretrizes operacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Infantil/COEDI. Brasília, DF. 2000.

_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2009.

_______. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

_________. Política Nacional de Educação Infantil: Pelo direito das crianças de zero a seis anos á Educação. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental/SEF/CIEDI. Brasília, DF. 2006.

_________. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Brasília: MEC, 1998.

BUENO, ROBERTO. Pedagogia da Música-Volume 1. Jundiaí, Keyboard, 2011.

______. Pedagogia da Música-Volume 2. Jundiaí, Keyboard, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Ed. Scipione, 2001. 2ª Edição.

MAKARENKO, Anton. O livro dos pais.vols I e II . Lisboa, LIVROS HORIZONTE. 1976

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Educação Infantil integrando pré-escolas e creches na busca da socialização da criança. In: VIDAL, Diana Gonçalves,

HILSDORF, Maria Lúcia Spedo (orgs.). Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo: Edusp, 2001b.

LIMA, S. V. de. A importância da música no desenvolvimento infantil. Artigonal – Diretório de Artigos Gratuitos. 2010.

SCAGNOLATO L. A importância da música no desenvolvimento infantil. Webartigos,2009.

UNESCO. Declaração Mundial Sobre educação para todos.Jomtien,Tailandia Conferencia Mundial de Educação para todos 1990.

WEIGEL, ANNA MARIA GONÇALVES. Brincando de Música. Porto Alegre, Kuarup, 1988.

Downloads

Publicado

2020-12-14