http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/issue/feed Revista Baquara 2020-12-14T09:39:22+00:00 Geraldo Grossi Junior geraldogrossi@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Baquara em língua Bororo “sabedor de coisas, esperto”. O título da revista evoca a beleza do saber, da esperteza. O sentido expressa a proposta da revista: a rede do saber e a multiplicidade das redes interpretativas. </p> <p> </p> http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/2 A ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A INFÂNCIA 2020-08-06T14:47:35+00:00 ELIETE GONÇALINA elipedrowalihudmaria@gmail.com <p>Este artigo traz em foco uma discussão teórica baseada em um estudo de pesquisa com debates reflexivos voltados para uma política educacional que valoriza a efetivação de relações de respeito mútuo entre todos os membros de uma comunidade escolar, independente da cultura, religião ou grupo étnico-racial, a qual pertencem. Dessa forma, o presente texto discorre sobre dois pontos: a escolarização da criança, considerando a alfabetização e o processo de ensino e aprendizagem e o estudo sobre a infância em um contexto debatido por teóricos, contemplando o desenvolvimento físico e intelectual da criança pautados no grupo social na qual está inserida. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa que, de acordo com Ribeiro (2015), seu objetivo central é a compreensão da realidade vivida pelos envolvidos e seu intuito é o de compreender a complexidade de uma realidade particular investigada, seus significados e sua relação com o contexto social mais amplo. O estudo evidenciou que, de um modo geral, a criança ainda se encontra submersa nas determinações culturais, sociais e econômicas que já estão pré-estabelecidas nas escolas, as quais são vistas como naturais, por grande parte da comunidade escolar.</p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/14 BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE DESENVOLVER O PROCESSO DE APRENDIZAGEM 2020-08-06T14:52:35+00:00 EMERA MARIA PINTO DE MORAES ALMEIDA emeramaria@yahoo.com.br <p>O processo de ensino aprendizagem é tema de preocupação constante para a sociedade, visto que educação é direito constitucional; portanto há busca frequente por metodologias e técnicas que auxiliem o processo educacional. Quais os benefícios da inserção da brincadeira para desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. O objetivo do trabalho é apresentar a relevância da brincadeira para aprendizagem da criança na Educação Infantil. O trabalho foi construído através de pesquisa bibliográfica. A brincadeira auxilia de forma eficiente o processo ensino aprendizagem, tanto que nos documentos oficiais, a brincadeira é eixo estruturante da prática pedagógica para pleno desenvolvimento dos alunos.</p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/33 ARTES VISUAIS E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2020-08-19T20:25:35+00:00 LUZIA FRANCISCA DE MELO lufmelo1234@gmail.com TAISA TANI DA SILVA eleiied@gmail.com <p>O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a relevante contribuição do ensino de artes visuais para o desenvolvimento integral das crianças. O trabalho foi construído por meio de pesquisa bibliográfica, com consulta e analise de vários artigos, obras e documentos oficiais que abordam sobre a temática e suas características, bem como os conceitos básicos para o seu entendimento. Chegando a conclusão que o ensino de artes visuais possibilita desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança por meio das diversas linguagens artísticas presentes nas artes visuais. </p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/34 A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PSICOMOTRICIDADE COMO AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL 2020-08-19T20:23:07+00:00 ANTONIELY VIEIRA GORSKI antonielyvg13@gmail.com LUCIANA FRANÇA DE PINHO CAMPOS lufplucas@hotmail.com <p>O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a contribuição da psicomotricidade para o desenvolvimento pleno da criança na Educação Infantil, tendo como base o uso da ludicidade para o processo de aprendizagem. A educação é um direito de todos, precisa ser ofertada visando o desenvolvimento pleno. O trabalho foi construído através da pesquisa bibliográfica, com seleção e analise de diversas dissertações, livros e documentos oficiais que tratam sobre o assunto principal do trabalho. Chegando a conclusão que a psicomotricidade por meio da atividade lúdica é uma ferramenta educacional que contribui significativamente para o desenvolvimento pleno das crianças na Educação Infantil. </p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/35 A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO APRENDIZADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2020-08-19T20:21:15+00:00 ARANEY OLIVEIRA DOMINGUES araneyoliveira@hotmail.com <p>O processo de ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil representa um dos grandes pilares para o desenvolvimento integral. O uso da musicalização é recurso que pode ser utilizado pelo professor para trabalhar este desenvolvimento. O objetivo do trabalho é evidenciar que a musicalização interfere positivamente na aprendizagem. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, com análise de várias obras, artigos, documentos legais da educação e sites que abordam sobre o tema. Concluindo que a música auxilia, de forma efetiva, no processo ensino aprendizagem da Educação Infantil, sendo importante para o desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo das crianças.</p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/36 UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ - MT 2020-09-04T18:15:46+00:00 LEANDRO BATISTA FERREIRA DE PAULA leandrowyk@hotmail.com MARIA APARECIDA BATISTA FERNANDES batistameiga@hotmail.com MARINA ROSA MURARO DA SILVA marinarosamurarodasilva@gmail.com WALACI MAIK CASTRO DE JESUS walaci.educador@gmail.com <p>No presente artigo, consta um capítulo com um breve relato histórico das políticas educacionais no Brasil, desde o Período Colonial — passando pela política educacional no Brasil Império e o advento da República evidenciado a educação no período Vargas –até a educação nos governos de Fernando Collor a FHC. No segundo capítulo, trataremos das políticas públicas educacionais implantadas no Brasil e sua influência nas políticas educacionais em município de Cuiabá – MT, O Plano Nacional de Educação, O Plano Estadual de Educação, o Plano Municipal de Educação e, por fim, uma contextualização das políticas públicas no município de Cuiabá, a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil – SME e propostas pedagógicas à Educação Especial. Traçaremos um breve relato do contexto histórico da Educação Especial, onde descreveremos algumas políticas públicas educacionais implantadas no Brasil e sua influência no município de Cuiabá.</p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/15 A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS PARA O PROCESSO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO HIBRIDA 2020-08-19T20:13:51+00:00 SUZANA VIEIRA DE ASSUNÇÃO suza_duda@hotmail.com LUCIANA FRANÇA DE PINHO CAMPOS lufplucas@hotmail.com <p>O papel da família na educação é significativo, pois é base para o desenvolvimento emocional e interação social das crianças. O objetivo do trabalho é evidenciar sobre a relevância da participação dos pais para o processo ensino aprendizagem das crianças, especialmente na educação a distância. O trabalho foi construído por meio de pesquisas bibliográficas, com estudo e análise de materiais que abordam a temática. Chegando a conclusão de que a relação entre escola e família possibilita melhoras no desenvolvimento pleno das crianças, o que foi comprovado com a oferta da educação a distância, em tempos de pandemia. </p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/27 PANDEMIA E ENSINO VIRTUAL 2020-08-19T20:28:59+00:00 MÔNICA GONZAGA MARQUES BENETTI monicamarques5@yahoo.com.br JANICE VINDILINO ROELIS janiceroelis.af@gmail.com VINICIUS AUGUSTO MORAIS viniciusmorais@unemat.br ANNA VILELA annapaullarterovilela@gmail.com <p>Este trabalho apresenta a avaliação feita pelo Conselho Municipal de Educação de Alta Floresta/MT, das atividades não presenciais e <em>on-line</em> ofertadas pelas escolas do SISMEN/AF<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>, durante o período de Pandemia, pelo papel que desempenha enquanto órgão colegiado e de caráter deliberativo, normativo, consultivo, propositor, mobilizador e de acompanhamento e controle social. No exercício de suas atribuições propõe que a educação seja direito de todos e, visando garantir o acesso e a permanência à educação de qualidade, instituiu Comissão Especial para acompanhamento das atividades não presenciais que estão sendo ofertadas nas Escolas Públicas Municipais e na Educação Infantil das Escolas Privadas com base na Resolução nº 25/2020/CME/AF, com o objetivo de saber a opinião de Pais e profissionais das escolas sobre o acesso e a realização das atividades e assim contribuir na melhoria das proposições às instituições de ensino.</p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> Sistema Municipal de Ensino de Alta Floresta – MT.</p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/32 UM RETROSPECTO HISTÓRICO DO USO DA LIBRAS COMO VERTENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2020-09-04T14:56:19+00:00 WALACI MAIK CASTRO DE JESUS walaci.educador@gmail.com ALESSANDRA FERREIRA FERNANDES alessandra.ffernandes@hotmail.com ANA CLÁUDIA ROCHA VIEIRA ana.crv@terra.com.br EDNA MARIA FERNANDES edlana1@hotmail.com <p>O presente artigo analisa, sob uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, a importância dirigida aos deficientes auditivos no contexto de Educação Inclusiva, bem como no seu retrospecto histórico e politico à contribuição com o desenvolvimento de uma proposta bilíngue que permite que crianças surdas aprendam duas línguas: português, falado e escrito e Libras, acrônimo relacionado ao significado da linguagem gestual brasileira. Com o abarcamento da referida prerrogativa, a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva nas escolas deve ocorrer do ensino inicial ao ensino superior, através do Atendimento Educacional Especializado.</p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/43 EMPRESTIMOS LINGUISTICOS DE LIGUA FRANCESA DE SINAIS NA LIBRAS NO GRUPO SEMANTICO SENTIMENTOS 2020-09-03T14:37:18+00:00 EDER GOMES DE OLIVEIRA edergo21@hotmail.com <p class="figura" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman','serif';">A comunicação é um processo de interação no qual compartilhamos mensagens, ideias, sentimentos e emoções, podendo influenciar o comportamento das pessoas que, por sua vez, reagirão a partir de suas crenças, valores, história de vida e cultura. Uma destas formas de comunicação não verbal é a língua de sinais, que está presente em todos os povos, sendo que uma das mais estudada e desenvolvidas é a língua de sinais francesa (LSF).O empréstimo linguístico é definido como adoção dos usuários de uma língua, de uma palavra ou termo, apara nomear algo, na íngua que fala. Os empréstimos podem ser utilizados na língua como substituição e importação. Tendo em vista que o contato entre línguas gera um compartilhamento de traços comuns, é possível afirmar a presença de traços da língua francesa de sinais dentro da LIBRAS no grupo semântico sentimentos? </span></p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/13 O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO EDUCACIONAL 2020-08-06T14:53:41+00:00 OZANA DA SILVA BORGES MAGALHAES ozanassr@hotmail.com LUCIANA FRANÇA DE PINHO CAMPOS ozanassr@hotmail.com <p>A problemática do trabalho se baseia na ideia de que o psicopedagogo, realmente, auxilia o processo ensino aprendizagem. Tem como objeto de estudo o processo de aprendizagem humano, a constituição e reconstituição do conhecimento. Portanto, o presente artigo tem como objetivo evidenciar a importância do psicopedagogo no ambiente educacional. Para produção textual foi usada a pesquisa bibliográfica, tendo como conclusão a relevância desse profissional na unidade educacional, a fim de auxiliar na identificação e intervenção de dificuldades de aprendizagem de vários alunos.</p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/25 A CARREIRA DO PROFESSOR NO SÉCULO XXI 2020-09-03T13:07:05+00:00 ROSANGELA GOMES LOPES rosangelacba@hotmail.com LUCIANA FRANÇA DE PINHO CAMPOS lufplucas@hotmail.com <p>O processo de ensino aprendizagem é constituído por vários atores, porém um dos principais é o professor, o aluno é o centro do processo, portanto os dois são peças fundamentais para que ocorra uma educação de qualidade. O presente trabalho tem objetivo apresentar a atuação do professor, na sociedade contemporânea. Portanto, para o desenvolvimento do trabalho foi necessário à realização da metodologia de pesquisa bibliográfica com o estudo e análise de diversas obras, artigos e documentos que abordam sobre essa temática. A realização desse estudo tem como justificativa auxiliar os professores na sensibilização sobre a importância da formação continuada. </p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/5 A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DOS PROFESSORES INDÍGENAS COMO INTERVENÇÃO DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 2020-08-06T14:49:41+00:00 JOSIMEIRE FERREIRA DE AGUIAR josimeireferreira71@gmail.com <p>Resumo: O artigo em tela apresenta como objetivo discutir a formação intercultural dos professores indígenas como intervenção na educação escolar indígena. Já de antemão, situamos que a concepção adotada reporta a interculturalidade crítica. A perspectiva de interculturalidade se concentra na interculturalidade crítica, pois ela problematiza as relações interétnicas, a fim de que haja atuação daqueles que foram historicamente alvos de discriminação. E aponta como um “caminho” para a mudança a remoção da “máscara” que dissimula as diferenças como sendo constituintes da sociedade, possibilitando o refazer das relações entre as divergentes sociedades, pautadas na igualdade de direitos (CANDAU, 2012). A metodologia adotada foi bibliográfica, associada a alguns autores, a título de exemplo, Candau (2012), Silva (2006), Munsberg; Silva (2012) e Fleuri (2003).</p> <p>Palavras-chave: Interculturalidade. Colonialidade. Indígenas. Formação de professores.</p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/37 PROFESSORES E OS DESAFIOS ENCONTRADOS NAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO 2020-08-19T20:17:58+00:00 MARCIA ELIZABETH RUDNIK LOBATO marciaerl@hotmail.com <p>Este estudo analisa as dificuldades dos professores de ensino fundamental em incluir no processo de ensino aprendizagem os estudantes com deficiência, objetiva identificar e analisar os fatores que fazem com que a inclusão não seja implementada para estudantes com deficiência no processo de ensino. Metodologicamente é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. A discussão teórica é feita a partir de Peter Mittler, Raimundo Barbosa Silva Filho, Demerval Saviani e Lev Semyonovich Vygotsky. Os resultados apontam que as práticas de inclusão são relevantes para o desenvolvimento dos educandos, influenciando sua aprendizagem e formação, sendo necessária a participação de todos nesse processo.</p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/30 A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA NA BUSCA DO CONHECIMENTO ESCOLAR 2020-08-19T20:27:51+00:00 JOLIANY ELOIZA ARRUDA MACHADO joliany@gmail.com <p>As mídias Digitais, atuam como ferramentas na busca do conhecimento, auxiliando no processo educacional e inclusão dos alunos. Cabe ao professor, atuar de forma que esta ferramenta venha auxiliar, enriquecendo a busca pelo conhecimento no processo de escolarização dos alunos, para que este possa explorar de diferentes formas as tecnologias disponíveis. </p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/38 O ENSINO DE HISTÓRIA NO YOU TUBE: ANÁLISE DO CANAL PARABÓLICA 2020-08-19T20:16:54+00:00 AMANDA FERNANDES BRITO amanda_fernandis@yahoo.com.br <p><strong>RESUMO </strong></p> <p>Este artigo apresenta concepções acerca do ensino de História no <em>YouTube </em>a partir da análise do canal Parabólica, ancorado nesta plataforma desde 2015. Para tanto, realizou-se o estudo do vídeo presente neste canal - “A pré-história do brasil: do povoamento as sociedades” - cujo conteúdo é direcionado aos vestibulandos. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi verificar a autoridade do historiador Pedro Rennó no You Tube, analisando sua relação com a mídia digital e com o grande público durante o ensino de História nesse espaço digital.</p> <p> </p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara http://revistabaquara.com.br/index.php/rvbq/article/view/45 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM CONVITE AO DEBATE 2020-11-30T19:44:44+00:00 CLÉLIA BRANDÃO ALVARENGA CRAVEIRO cleliabbrandao@hotmail.com MAYARA SANTOS BARBOSA mayyyarassantos@hotmail.com <p>Este trabalho tem como ponto de partida a monografia que orientei no primeiro semestre<br />2020. O trabalho da orientanda Mayara foi classificado como excelente pela banca avaliadora, assim<br />resolvemos transformá-lo neste artigo, com o objetivo central de realizar uma reflexão sobre a trajetória<br />de elaboração, aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como, as aprendizagens,<br />os conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, a capacidade de os mobilizar, articular e integrar,<br />expressando-se em competências enfim, registro divergências entre alfabetização e letramento e a<br />Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destaca que a ação pedagógica deve ter como foco, nos<br />anos iniciais do ensino fundamental, a alfabetização. Os estudos depositaram destaque no Documento<br />aprovado em 2017 intitulado Base Nacional Comum Curricular. Discorre sobre a importância da<br />alfabetização como processo complexo e aponta para os limites contidos nas orientações registradas<br />na BNCC, Documento de caráter normativo de referência para todos os currículos da Educação Básica<br />do País. A trajetória do processo de formulação de uma base nacional, para além do que a legislação<br />educacional já previa, se estendeu entre período de 2013 a 2017, com prioridade para a Educação<br />Infantil e o Ensino Fundamental.<br /><br /></p> 2020-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Baquara