Edições anteriores

  • REVISTA BAQUARA - CUIABÁ 300 ANOS
    v. 1 n. 01 (2019)

    A Revista Baquara em língua Bororo “sabedor de coisas, esperto”.  O título da revista evoca a beleza do saber, da esperteza. O sentido expressa a proposta da revista: a rede do saber e a multiplicidade das redes interpretativas.   

    Fruto da iniciativa conjunta e interinstitucional dos Conselhos Municipal, Estadual e União Nacional dos Conselhos Municipais – MT, a Revista tem por objetivo promover o encontro interdisciplinar entre pesquisadores de diversas áreas que desenvolvem estudos sobre os temas “formação de professores”, “políticas públicas”, “educação”, “ensino”, resultantes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas.

    A Revista Baquara nasce, com o propósito de ser um espaço de discussão de temas de relevância acadêmica e científica no âmbito do campo educacional. Nesse sentido, a revista surge, aproveitando da diversidade étnica, linguística e culturais do Estado de Mato Grosso. Busca em seu escopo a adoção de uma perspectiva de educação preconizada a partir do diálogo e integração de saberes.       

  • REVISTA BAQUARA - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
    v. 1 n. 2 (2020)

    A Revista Baquara surgiu com o propósito de difundir estudos e pesquisas na área de Educação e suas diferentes vertentes. Nesta segunda edição, as discussões permeiam diferentes olhares sobre a educação e áreas afins. Os artigos selecionados para composição deste dossiê provém de professores (as) que atuam na rede pública de ensino, cujo objetivo consiste em subsidiar e fomentar as discussões no âmbito educacional.
    Cabia em nossa última chamada a intenção de debater e refletir sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), naquele momento a sociedade e a comunidade acadêmica estava sendo convidada a manifestar sobre a Base e seus pressupostos legais e pedagógicos. Para esta edição, convidamos a Profª Drª Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, referência nesta discussão para ampliar a discussão.
    Abrimos o dossiê com o artigo Alfabetização e letramento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um convite ao debate”, de Mayara Santos Barbosa e Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, ambas da Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O estudo traça uma breve reflexão sobre o tratamento dado à alfabetização escolar no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
    A Seção Artigos Diversos abrange artigos com um grande espectro de reflexões: alfabetização, brincadeiras na Educação Infantil, Música no aprendizado na Educação Infantil, Pandemia e ensino virtual, Educação Inclusiva, Ensino de Libras, entre outras temáticas. A nossa intenção consiste em socializar diferentes concepções da educação, a partir de vários contextos, regulações e enfoques tendo como propósito à disseminação da pesquisa e as reflexões educacionais visando contribuir para a formação continuada.
    Convidamos todos para um leitura produtiva desta segunda edição. Nosso desejo é que este dossiê provoque novos olhares para as temáticas aqui abordadas e que outros estudiosos encontre na Revista Baquara espaço para a divulgação de suas pesquisas e trabalhos.