Sobre

Apresentação Revista Baquara

A Revista Baquara em língua Bororo “sabedor de coisas, esperto”. O título da revista evoca a beleza do saber, da esperteza. O sentido expressa a proposta da revista: a rede do saber e a multiplicidade das redes interpretativas.
Fruto da iniciativa do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, a Revista tem por objetivo promover o encontro interdisciplinar entre pesquisadores de diversas áreas que desenvolvem estudos sobre os temas “formação de professores”, “políticas públicas”, “educação”, “ensino”, resultantes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas.
A Revista Baquara nasce, com o propósito de ser um espaço de discussão de temas de relevância acadêmica e científica no âmbito do campo educacional. Nesse sentido, a revista surge, aproveitando da diversidade étnica, linguística e culturais do Estado de Mato Grosso. Busca em seu escopo a adoção de uma perspectiva de educação preconizada a partir do diálogo e integração de saberes.

     
Foco e Escopo

A Revista Baquara (periódico online) é uma iniciativa dos Conselho Municipal e Estadual de Educação de Cuiabá. Tem como principal objetivo publicar artigos, ensaios, resenhas, relatos de experiência que contribuam para o debate na área educacional. É dirigida a professores (as), pesquisadores da área da educação e afins.
Processo de Avaliação
A avaliação do artigo duplo-cega ficará a cargo de 02 (avaliadores). Consistirá na consistência do artigo (apresentando, necessariamente, resumo, objetivo, referencial teórico, metodológico e aos resultados); pertinência argumentativa, domínio dos mecanismos de coesão/coerência textual; adequação da escrita da norma culta da língua portuguesa; relevância acadêmica e científica; bem como originalidade do artigo da área educacional e afins. 

Periodicidade
A Revista Baquara é uma publicação semestral.

Política de Acesso
A Revista Baquara é um periódico (on-line) de acesso livre e imediato ao conteúdo divulgado, seguindo o princípio de disponibilização gratuita ao conhecimento científico.